Home / Finanças / Como Investir no Tesouro Direto – O Guia Completo

Como Investir no Tesouro Direto – O Guia Completo

como investir no tesouro direto

Como Investir no Tesouro Direto

Este guia completo tem como objetivo, te dar o maior número de informações precisas para que você tenha consciência total para começar a investir em títulos públicos do tesouro nacional de forma segura.

Se você ainda tem dúvidas sobre onde investir bem o seu dinheiro, este artigo vai te ajudar muito.

Será que o tesouro direto é seguro? Será que vale a pena? Qual a rentabilidade do tesouro direto?

Qual o custo de investir no tesouro direto? Quais os riscos de investir no tesouro direto?

Quais vantagens e desvantagens de investir no tesouro direto?

Enfim, levantei a maior parte das dúvidas para esclarecer tudo o que você precisa saber para começar a investir em títulos públicos do tesouro nacional.

Vamos lá então?

Antes de te ensinar como investir no Tesouro Direto , preciso te explicar rapidamente o que é o Tesouro Direto. Não vamos colocar os carros na frente do bois, rsrs.

O que é o Tesouro Direto?

o que é o tesouro direto

O tesouro direto é um programa do Tesouro Nacional criado em 2002, o objetivo do mesmo é permitir o acesso de todas as pessoas a investir no Governo Brasileiro.

Antes de 2002, a pessoa física só podia investir através de fundos de renda fixa que cobravam altas taxas de administração.

Em parceria com a BMF&F Bovespa, desde 2002 qualquer pessoa física pode investir em títulos públicos de forma simples e rápida.

Veja a rápida apresentação sobre o que é o Tesouro Direto abaixo.

Agora que você já tem uma noção do que é o tesouro direto, vamos explicar o que são os títulos públicos.

O que são Títulos Públicos?

títulos públicos do tesouro direto

Os títulos públicos são chamados de ativos de renda fixa, pois sabemos de ante mão quanto o mesmo vai render, diferente de ativos de renda variável como ações que não temos como prever os ganhos no momento da aplicação.

Ao investir em um título público do tesouro direto, você esta na verdade emprestando seu dinheiro para o governo por um determinado tempo e por isso ganha uma rentabilidade por este empréstimo.

O grande ponto é que a rentabilidade do tesouro direto é bem superior aos investimentos de bancos tradicionais, investimentos de renda fixa como:

  • caderneta de poupança;
  • títulos de capitalização;
  • fundos de renda fixa;
  • LCIs e LCAs;
  • previdência privadas;
  • entre outros.

Na verdade, alguns investimentos de renda fixa do seu banco investe uma parcela do seu dinheiro em títulos públicos do governo, ou seja, o Banco ganha uma parte maior da rentabilidade e te repassa uma parte menor.

Por isso agora você pode investir em títulos públicos sem o banco e ficar com toda esta rentabilidade do tesouro direto para você.

Pelo desconhecimento e falta de informação na mídia, muitas pessoas não sabem como investir no tesouro direto e aquelas que já ouviram falar sobre o tema se questionam se é seguro ou não é seguro investir no tesouro direto.

Aula sobre Independência Financeira

[et_bloom_inline optin_id=optin_9]

Investir no Tesouro Direto é Seguro?

risco do tesouro direto

Muitas me perguntam como investir no tesouro direto, mas muitas pessoas também me perguntam se é arriscado investir no tesouro direto. Todas as vezes que alguém me pergunta sobre o risco deste investimento, eu mostro este vídeo abaixo da Mara Luquet onde ela confirma que investir nos títulos públicos é seguro e viável para todos.

Veja a reportagem:

 

O Tesouro Direto é o investimento de menor risco de toda a economia Brasileira, pois os títulos são 100%  garantidos pelo Tesouro Nacional (nem a caderneta de poupança é 100% garantida pelo FGC).

Resumindo, investir em títulos públicos é seguro e aqueles que falam que investir no tesouro direto é arriscado, na verdade não sabem do que estão falando e não possuem embasamento e conhecimento para justificar esta afirmação errônea.

Quanto preciso para Investir no Tesouro Direto

como investir no tesouro direto

Uma grande “dor” dos pequenos investidores era:

Como investir no tesouro direto com pouco dinheiro?

Em 2016 o governo fez uma séria de mudanças no programa do tesouro nacional, sendo que uma delas é sobre o valor mínimo para investir no tesouro direto.

Atualmente o valor mínimo para investir em títulos públicos é de R$30,00 ou de uma fração de 1% do valor do título (o que for maior), em outras palavras…

Qualquer pessoa hoje pode investir no tesouro direto com 30 reais.

E existe um valor máximo para investir Leandro?

Existe sim, cada investidor pode investir até 1 milhão de reais por mês, ou seja, se você tivesse 5 milhões de reais e quisesse investir em títulos do governo, você precisaria investir 1 milhão por mês durante 5 meses.

Para sacar não há limite, no exemplo acima de 5 milhões em títulos público, você poderia sacar tudo em um único mês.

Rentabilidade do Tesouro Direto

rentabilidade tesouro direto

A rentabilidade do tesouro direto é fortemente ligado a taxa de juros (taxa selic) do país.

Na verdade todos os investimentos de renda fixa são guiados pela taxa selic.

A diferença entre a rentabilidade do tesouro direto e a rentabilidade de investimentos de renda fixa dos bancos convencionais, é que você pode ganhar até 92% acima de rentabilidade real.

rentabilidade tesouro direto

Se compararmos com uma caderneta de poupança, que vai te render algo em torno de no máximo 1% acima da inflação, temos títulos rendendo de 3 a 6% acima da inflação ao ano.

Pode parecer pouco para quem não está acostumado com estes números, porém essa “pequena diferença” na verdade é uma ENORME DIFERENÇA, e la na frente pode ser algo em torno de 200% a 500% a mais de rentabilidade que você deixou de ganhar.

Cada título público tem uma certa rentabilidade, cada um deles é atrelado a um índice econômico específico ou é totalmente pré-fixado, veja na sequencia cada um deles.

Tipos de Títulos Públicos

tipos de títulos do tesouro direto

Exitem 2 tipos de títulos públicos:

  • Títulos Pré Fixados
  • Títulos Pós Fixados (IPCA+ e Selic)

titulos tesouro direto

Títulos PréFixados

Este tipo de título público é aquele que você sabe exatamente quanto vai ganhar de rentabilidade do tesouro direto ao ano e já pode prever quanto vai ganhar no futuro.

A indicação dos títulos préfixados do tesouro direto é sugerida quando você acredita que a taxa de Juros (taxa selic) vai cair ou se manter durante aquele período de investimento.

Isso é devido que a rentabilidade informada pelo tesouro nacional neste título já contempla a inflação na mesma, caso a inflação suba neste período, você pode ter uma rentabilidade menor ou até mesmo uma rentabilidade abaixo da inflação.

Nesta modalidade você tem títulos que pagam os juros somente no vencimento (antivas LTN) e títulos que te pagam juros semestrais (Antigas NTN-F).

Não indico este último caso você esteja em uma fase de acumular dinheiro para o futuro, para sua independência financeira ou aposentadoria por exemplo.

Por isso é muito importante você estudar e saber exatamente como funciona e quando investir em cada tipo de título.

Títulos PósFixados

Estes títulos podem ser atrelados a dois índices econômicos, sendo eles:

  • Taxa Selic (taxa de juros básica)
  • Taxa IPCA (inflação)

O título Tesouro Selic é totalmente atrelado a taxa de juros, o mesmo tem rentabilidade diária e você protege seu dinheiro da inflação, pois a taxa básica de juros selic sempre está acima da inflação.

A taxa Selic caiu, como isso afeta os investimentos? Veja o vídeo abaixo para saber.

Os títulos atrelados ao IPCA (Tesouro IPCA+), tem a rentabilidade anual da taxa do IPCA + uma taxa pré fixada determinada no momento do investimento.

Este último é um bom título para investimentos de médio e longo prazo, pois teremos certeza absoluta que nossos investimentos sempre vão render acima da inflação IPCA.

Assim como no tesouro préfixado, o tesouro ipca+ também possui o título que paga somente no vencimento e o que paga juros semestrais.

Mais uma vez, os títulos que pagam semestralmente só é indicado para quem não está em fase de acumulação de capital.

Isso é porque se você optar por receber os juros semestrais, nos primeiros 2 anos, você vai pagar uma alíquota maior de imposto de renda, veja a seguir como funciona o imposto de renda do tesouro direto.

Imposto de Renda no Tesouro Direto

vale a pena investir no tesouro direto

Uma dúvida frequente é se vale a pena investir no tesouro direto mesmo sabendo que ele paga imposto de renda.

Muita gente “acredita”, muitas vezes por que escutou em algum lugar, que a caderneta de poupança é mais rentável que vários investimentos, pois ela não paga imposto de renda.

Quero desmistificar isso aqui agora!

Vamos fazer uma conta super rápida e simples de comparação…

Rentabilidade da Caderneta de Poupança no ano de 2016 = 8,30%

Rentabilidade Bruta do Tesouro Pré Fixado em 2016 = 13,10%

Note que a rentabilidade do tesouro direto é bruta, vamos descontar os impostos (desconto de 15% sobre o lucro, considerando 2 anos de investimento).

Se retirar 15% de imposto da rentabilidade de 13,10%, teremos uma rentabilidade liquida de 11,13%

Veja que a poupança rendeu 8,3% ao ano e o tesouro direto 11,13% ao ano já descontando o imposto de renda.

A tabela abaixo mostra as alíquotas de imposto de renda no tesouro direto.

imposto de renda tesouro direto

Lembrando que o imposto de renda só incide sobre os Lucros e não sobre o valor total do investimento.

Custos para Investir no Tesouro Direto

custos para investir no tesouro direto

 Existem custos para investir no Tesouro Direto?

Sim, existem 2 taxas pequenas que são cobradas, sendo uma delas fixa pelo Tesouro Direto e a outra pode variar que é a taxa da instituição financeira. As taxas então são:

  • Taxa da BM&F Bovespa – Tesouro Direto: 0,30% ao ano
  • Taxa das Corretoras ou Instituições Financeira: 0% a 2% ao ano

Ambas as taxas são cobradas em 2 momentos no ano, sendo a primeira metade no primeiro dia útil de janeiro e a outra metade no primeiro dia útil de julho.

A taxa do tesouro direto é cobrada assim: 0,15% em janeiro + 0,15% em julho. O mesmo ocorre com a taxa da corretora para investir em títulos públicos.

Estes percentuais são sempre sobre o valor do investimento, ou seja, se você investir mil reais no tesouro direto, o governo vai cobrar uma taxa anual de 3 reais por ano.

A taxa mínima cobrada pelo tesouro direto é de R$10,00, ou seja, se naquele semestre a taxa aplicada for 5 reais, a mesma não é cobrada naquele momento e o governo espera acumular uma taxa mínima de 10 reais para fazer a cobrança.

As taxas das instituições financeiras (bancos ou corretoras) para investir no tesouro direto variam de 0% a aproximadamente 2%, depende de banco para banco e corretora para corretora.

Recomendamos sempre que você invista nos títulos através de uma corretora que tenha a menor taxa possível, pois assim você aumenta a rentabilidade do tesouro direto.

Se você quer ter uma ideia da rentabilidade dos títulos públicos, você pode simular na calculadora do tesouro direto do próprio governo, onde a mesma já considera todas as taxas e imposto de renda e vai te calcular o valor liquido do investimento.

Calculadora do Tesouro Direto

A calculadora do tesouro direto é fornecida pelo próprio site do tesouro nacional e você pode fazer uma simulação do investimento.

Na calculadora você seleciona o tipo do título, datas, valor investido entre outras informações.

Veja as imagens abaixo com um exemplo de simulação de um investimento de mil reais no Tesouro Selic.

calculadora tesouro direto

simulação tesouro direto

Lembrando que o título Tesouro Selic é o título mais seguro que temos entre todos, pois o mesmo é atrelado a taxa básica de juros.

No caso da simulação acima a rentabilidade liquida ao ano foi de 11,42%, descontado o imposto de renda e as taxas do tesouro direto.

Uma rentabilidade muito maior do que uma rentabilidade da poupança que paga em torno de 8% ao ano, lembrando que a caderneta de poupança não é um bom investimento.

Assista a Aula Gratuita que preparei para você

[et_bloom_inline optin_id=optin_9]

Corretoras para Investir no Tesouro Direto

corretoras para investir no tesouro direto

Para investir em títulos públicos você precisa de uma instituição financeira, que pode ser um banco ou uma corretora.

Veja a imagem abaixo sobre o fluxo de como investir no tesouro direto.

como investir no tesouro direto

Normalmente os bancos não recomendam o tesouro direto para os clientes, pois este tipo de investimento não gera muito lucro para os acionistas.

O banco vai tentar te sugerir investimentos como previdências privadas, fundos de renda fixa ou fundos multimercados, pois nestes eles ganham até 2% ao ano de taxa de administração.

Cuidado ao falar com seu gerente de banco sobre os títulos públicos.

Eu utilizo corretoras para investir no tesouro direto, pois a abertura de conta é rápida e feita pela internet.

Além de não ter custo nenhum, você pode optar por corretoras com taxa 0% de administração, desta forma você aumenta sua rentabilidade no tesouro direto como falamos anteriormente.

No próprio site do tesouro nacional você encontrar a lista das corretoras e bancos homologados e qual a taxa anual que cada um cobra.

Vantagens de Investir no Tesouro Direto

vantanges de investir no tesouro direto

Quais as vantagens de investir no tesouro direto?

Podemos ter um artigo apenas detalhando todas as vantagens do tesouro direto, porém vou citar rapidamente elas aqui:

  • Segurança: O único investimento no Brasil que é 100% garantido pelo Governo. Diferente de alguns investimentos de renda fixa que são garantidos pelo FGC (fundo garantidor de crédito) que tem o limite de até 250 mil reais;
  • Alta Rentabilidade: Pelo custo ser o mais baixo dentre os investimentos, isso torna a rentabilidade do tesouro direto mais alta que a dos investimentos de renda fixa tradicionais dos bancos.
  • Liquidez: Você pode sacar o dinheiro do tesouro direto no momento em que quiser. Após solicitar o resgate o dinheiro vai para a sua conta no dia seguinte (D+1).
  • Acessibilidade: O investimento mínimo em títulos públicos é de apenas R$30,00, tornando-o assim acessível a praticamente todas as pessoas que possua um CPF e uma conta bancária.
  • Facilidade: Todo o investimento é realizado através de uma plataforma online 100% segura diretamente da sua casa.
  • Flexibilidade: Você tem 3 tipos de títulos públicos para diversificar seus investimentos, como citamos, temos: Tesouro Selic, Tesouro PréFixado e Tesouro IPCA+

Desvantagens de Investir no Tesouro Direto

desvantagens tesouro direto

As desvantagens do tesouro nacional são poucas, porém vou listar algumas abaixo:

  • Venda Antecipada: Em alguns casos específicos o investidor que vender antecipadamente um título préfixado ou um título ipca+ pode perder dinheiro. É preciso cuidado e saber como investir no tesouro direto corretamente para evitar essa situação.
  • Pouca Informação Disponível: o site do tesouro nacional traz informações “complicadas” de se entender e poucas pessoas conseguem na prática começar a investir no tesouro direto desta forma, foi por uma demanda de amigos e colegas que eu criei meu treinamento em vídeo aulas, com o passo a passo para investir no tesouro direto chamado Investidor Direto.
  • Imposto de Renda: Se você resgatar os títulos antes do vencimento você pode pagar uma aliquota maior de imposto. O interessante é tentar ficar no mínimo 2 anos com os títulos para pagar a aliquota mínima de 15% de imposto sobre o lucro dos títulos públicos.
  • Taxa de Administração: Cuidado em escolher sua instituição financeira para não pagar taxas altas, escolha alguma corretora de preferência que tenha taxa 0% de administração.

É importante você investir em sua educação financeira para aprender como investir no tesouro direto da forma correta, com maior segurança e obtendo maiores rentabilidades com títulos púbicos.

A hora de investir no Tesouro Direto

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o assunto é hora de investir no tesouro direto!

Nos investimentos existe um grande aliado nosso que é o famoso “juros compostos”.

Os juros compostos são aqueles famosos juros sobre juros, ou seja, quanto mais tempo investimentos, mais o nosso bolo de dinheiro aumenta.

Uma boa analogia seria como uma bola de neve, quanto mais ela vai rolando montanha abaixo, maior ela vai ficando.

Com o investimento no tesouro direto é a mesma coisa, quanto mais você investe, mais tempo você permanece no mesmo, mais dinheiro você vai ganhando com a rentabilidade do tesouro direto.

Então, quanto antes você começar ter a disciplina de investir no tesouro direto, maior pode ser o seu capital la na frente.

O que ainda te impede de investir no tesouro direto?

Você já parou para refletir sobre isso?

Neste guia do tesouro direto ficou claro que este é o investimento mais seguro e rentável que temos no Brasil.

Veja abaixo uma ilustração bem simples de como investir no tesouro direto do tesouro nacional.

como investir no tesouro direto

Talvez sua dificuldade seja aprender na prática como investir no tesouro direto, e eu acredito que seja essa a principal causa de ainda termos poucas pessoas investindo em títulos públicos.

Nos Estados Unidos, praticamente todas as pessoas investem em títulos públicos, pois foram educados e ensinados para fazer isto, no Brasil a realidade é outra, infelizmente.

Porém, devido a uma grande demanda de colegas e amigos eu criei o treinamento Investidor Direto, que vai ser a solução para você começar a investir no tesouro direto em até 7 dias.

Qual a melhor Conta Digital para não pagar Tarifa

Uma coisa importante para você aumentar ainda mais sua rentabilidade é ter uma conta digital com tarifa zero, assim você elimina custos de TED e DOC.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais.

Como Investir no Tesouro Direto Mensalmente

Veja o vídeo abaixo onde falo sobre como investir mensalmente no tesouro direto.

Curso Como Investir no Tesouro Direto

 

como investir no tesouro direto

Vamos lá, agora é a hora para investir no tesouro direto.

Quero te apresentar o passo a passo de como investir no tesouro direto em vídeo aulas que eu criei para te ajudar a investir em até 7 dias.

É um treinamento online com mais de 48 vídeo aulas gravadas, contendo todo passo a passo do tesouro direto.

Literalmente eu mostro minha tela para você saber exatamente como investir no tesouro direto de forma segura e com consciência.

Além de todo o conteúdo do Tesouro Direto, eu tenho um módulo especial de educação financeira, onde você vai aprender tudo sobre como planejar, controlar e traçar metas financeiras.

Meu grande objetivo com este treinamento é que você alcance sua Independência Financeira.

Veja o que o Paulo Vieira, presidente da Febracis fala sobre o Tesouro Direto

Atualmente temos mais de 2.480 alunos que já investem no tesouro direto com a ajuda deste treinamento.

Ao se tornar aluno, você fará parte de nosso grupo fechado do facebook para tirar dúvidas e se relacionar com os demais alunos.

como investir no tesouro direto

Conheça e se Inscreva Agora no Treinamento

Eu acredito tanto que o treinamento vai te ajudar que eu forneço uma garantia total de 15 dias.

Veja abaixo as principais dúvidas dos alunos do Investidor Direto

Veja o depoimento de alguns alunos do curso Investidor Direto

Conheça e se Inscreva Agora no Treinamento

Caso você se inscreva e não goste do treinamento, você pode solicitar o reembolso do valor investido no curso e nós te devolvemos tudo sem questionar.

Considerações finais do Tesouro Direto

como investir no tesouro direto

O Tesouro Direto é atualmente o investimento mais seguro e rentável do Brasil quando falamos de renda fixa.

Existem instituições financeiras menores, que tem opções de investimentos de renda fixa até um pouco mais atrativas que o tesouro direto.

Porém, estes investimentos não tem liquidez como o tesouro direto e também precisam de investimentos mais altos, normalmente a partir de mil reais, alguns chegando a ser acima de 50mil reais.

Eu também invisto em alguns deles e recomendo apenas para pessoas que já tem um capital maior para investimentos como forma de diversificar ainda mais os investimentos.

Acredito que se você hoje tem dinheiro investido no banco convencional, agora é a hora de investir no tesouro direto.

Você vai ver sua rentabilidade aumentar bastante e isso no médio e longo prazo vai fazer uma enorme diferença.

O que falta para você começar a investir no tesouro direto?

Acesse o treinamento online que tem tudo que você precisa para que você saiba como investir no tesouro direto de forma segura.

Gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!
Sua opinião é muito importante.

Como Investir no Tesouro Direto – O Guia Completo
5 (100%) 2 votes

Veja Também

Onde Investir Meu Dinheiro – 1000 Reais ou Mais

Onde investir meu dinheiro? Como investir com pouco dinheiro para aposentadoria? Qual o melhor investimento e …

3 comentários

  1. Marcio Sueth

    Boa tarde!
    Tenho uma duvida, o qual seria o melhor investimento para aplicacaçao de R$ 300.000,00. Tesouro pre-fixado 20XX LTN ou tesouro IPCA+ 20XX NTN-B principal?

    E caso por algum motivo queira comprar um imovel, eu perderia porcentagem dos valores ganhos (juros) ou poderia perder tambem parte do capital investido.

    Att,

    marcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

297 Compart.
Compartilhar270
Compartilhar26
Twittar
+11