Home / Finanças / Como Sacar o FGTS Inativo em 2017 e o que Fazer com Ele?

Como Sacar o FGTS Inativo em 2017 e o que Fazer com Ele?

como sacar o fgts inativo 2017

É possível sacar FGTS inativo? Como sacar o FGTS Inativo em 2017?

A resposta é SIM!

Agora é possível sacar o fundo inativo do FGTS.

No final de 2016 (22/dez), o presidente Michel Temer aprovou com o governo várias medidas para estimular a economia do país.

como sacar o fgts inativo michel temer

Para estimular a economia, as pessoas precisam de mais dinheiro, e uma das medidas  foi a autorização para sacar o fgts inativo em 2017.

Se você quer mais detalhes sobre como sacar o fgts inativo em 2017, leia o artigo até o final para ter todos os detalhes necessários.

Primeiro, é necessário entender quem pode sacar o fgts inativo e quais as regras definidas pelo governo. Veja o vídeo rápido abaixo.

Quem tem Direito a Sacar FGTS Inativo?

Antes de saber como sacar o FGTS inativo em 2017, você precisa saber quem tem direito a esse benefício.

A única regra imposta pelo governo é que você só poderá sacar o FGTS de contas inativas com data até 31 de dezembro de 2015.

Não tem limite de saque do fgts, ou seja, não importa o valor que você tenha, você poderá sacar tudo, desde que seja uma conta inativa com data inferior a 31/12/2015.

O governo estimou que cerca de 30 bilhões de reais serão sacados em 2017.

Mas o que isso significa?

O que é uma Conta Inativa do FGTS?

como sacar o fgts inativo em 2017

A conta inativa é aquele em que o empregador para de depositar o dinheiro mensalmente no seu FGTS.

Isso ocorre normalmente em 2 situações, você pediu demissão para um novo emprego ou a empresa te demitiu.

A partir deste momento a conta do fgts fica inativa

Se você foi demitido, você recebe o FGTS + a multa da empresa naquele momento, porém se você pediu demissão, o valor do FGTS fica como uma conta inativa rendendo uma taxa de juros mensal super baixa.

Em outras palavras… você poderá sacar apenas os valores de FGTS de empresas que você trabalhou registrado e que pediu demissão antes de 31/12/2015, ou seja, se você trabalhou em 5 empresas até 2015 e você pediu demissão delas (não recebeu o FGTS na época), em 2017 você vai poder sacar estes valores que você tem hoje na sua conta da caixa.

O valor do FGTS que você tem atualmente de seu emprego, não poderá ser sacado neste momento.

Então, se você não sabe se tem conta inativa do fgts, veja como consultar os valores do seu fgts.

Como ver o saldo e consultar o FGTS de uma conta Inativa?

onde sacar o fgts inativo em 2017

Os valores do FGTS sempre ficam depositados na Caixa econômica federal.

Sempre que você inicia em um novo emprego do regime CLT, a empresa cria uma nova conta de FGTS atrelada ao seu PIS.

Para ver o saldo e consultar o FGTS, a caixa econômica oferece alguns canais de consultas:

  • Aplicativo do FGTS: Faça o download no seu celular do app Consulte seu FGTS da Caixa
  • Site da Caixa: Clique aqui e acesse
  • SMS (mensagem no seu telefone)
  • Telefone (ligando no bankfone da caixa) 0800 726-0207
  • Agências físicas e Lotéricas: No caso das lotéricas você precisa ter o cartão cidadão para ver o saldo.

Para consultar o FGTS inativo você sempre vai precisar ter seu número do PIS, o título de eleitor e um documento com foto (RG ou CNH).

Nos casos do Aplicativo e do site, você vai precisar realizar o seu cadastro, caso ainda não tenha uma senha para acessar e consultar o saldo do fgts. Saiba mais detalhes no próprio site da caixa clicando aqui.

Aplicativo para Consultar o FGTS inativo no celular

Bom.. Legal você vai fazer a consulta do fgts e vai descobrir que tem um dinheiro lá na sua conta inativa do fgts com data anterior a 31/dez/2015, então quando você vai poder sacar este dinheiro?

Calendário para sacar o FGTS Inativo 2017

A grande pergunta é: Quando posso sacar o fgts inativo?

Neste dia 14 de fevereiro a caixa divulgou o calendário de saqui do fgts inativo, o mesmo será conforme tabela abaixo:

calendario fgts inativo

A partir do dia 10 de março os nascidos em janeiro e fevereiro poderá começar a sacar o fgts de conta inativas.

Os últimos a sacarem são os nascidos em novembro e dezembro que poderão sacar o fgts inativo em Julho de 2017.

A estimativa do governo é que serão sacados mais de 34 bilhões de reais, a intenção é que a economia do país volte a movimentar mais.

Como Sacar o FGTS Inativo em 2017?

Normalmente para sacar o FGTS, você precisa da documentação: RG ou CNH, Carteira de Trabalho e o número do PIS.

Como estamos falando de um procedimento diferenciado, ou seja de como sacar o fgts inativo 2017, provavelmente deverá ter algumas regras diferentes.

A assessoria da caixa, ainda não se pronunciou se os contribuintes vão precisar ir até as agências com toda a documentação necessária e solicitar o saque, esta informação também esta prevista para ser informada ainda em fevereiro de 2017.

Onde Sacar FGTS conta Inativa em 2017?

As possíveis opções de onde sacar o fgts de contas inativas são:

  • Agências da Caixa
  • Lotéricas (com o cartão cidadão)
  • Transferência direta para sua conta

Enfim, a caixa ainda não confirmou onde sacar o FGTS inativo em 2017, porém a partir de março tudo vai estar mais claro.

Como são quase 30 bilhões de reais que serão sacados, acredito eu que a caixa deve fazer algo que facilite a vida de todos, pois serão muitas pessoas para sacar este dinheiro.

Vale a pena sacar o FGTS inativo em 2017?

De bate e pronto aqui a resposta é:

SIM, Vale a pena Sacar o FGTS Inativo em 2017!

Vamos lá, o grande objetivo do governo ao liberar o saldo das contas inativas do FGTS em 2017 foi para movimentar a economia e principalmente para os endividados se livra das dívidas (veja o artigo completo sobre como sair das dívidas).

Mas, mesmo que você não tenha dívidas, vale a pena sacar e investir ele em outro lugar.

Hoje o seu dinheiro do fgts inativo tem um rendimento extremamente baixo, inclusive é mais baixo do que a caderneta de poupança, que já comentamos em outro artigo que é um péssimo investimento.

Então, não pense duas vezes, independente de como está sua situação financeira, faça a opção de ir sacar o fgts inativo assim que o mesmo for liberado.

O que fazer com o Dinheiro do FGTS inativo?

como sacar o fgts inativo em 2017

São 2 cenários distintos sobre o que fazer com o dinheiro do FGTS.

Cenário 1: Você não tem dívidas e assim pode Investir o dinheiro

Este é o melhor dos mundos, você esta bem financeiramente e este dinheiro do FGTS caiu como um adicional para você.

Minha recomendação é que você invista este dinheiro no Tesouro Direto, a aplicação de renda fixa mais segura e com rentabilidades bem acima do que os investimentos tradicionais do banco.

Se você ainda não conhece o tesouro direto, recomendo você começar a estudar neste momento e aproveitar este dinheiro do fgts inativo que vai sacar para aplicar ele corretamente.

Eu tenho um treinamento online para você, e apenas neste artigo através deste link, você pode se inscrever com 46% de desconto no mesmo.

Link com desconto de 46% no Curso Investidor Direto

Neste treinamento você vai aprender do zero tudo sobre educação financeira e como de fato investir o dinheiro do fgts inativo no tesouro direto de forma a fazer o mesmo render até 92% a mais do que renderia em uma caderneta de poupança por exemplo.

O curso é todo em vídeo aulas, de forma totalmente didática e simples. Mesmo que você não conheça nada sobre o assunto, você consegue acompanhar e começar a investir.

Cenário 2: Você tem dívidas e não tem conseguido pagá-las

Use o dinheiro para quitar todas as dívidas!!!

Não pense 2 vezes, quite todas as dívidas antes de tudo.

Recomendo que você que está neste cenário, se inscreva no meu treinamento como sair das dívidas, para conseguir descontos nas dívidas e focar em uma educação financeira a fim de que você não entre mais em dívidas posteriormente.

Link do Curso Como sair das Dívidas com 38% de Desconto

como sair das dívidas rápido

Agora para os mais necessitados de dinheiro, existem algumas opções de antecipar o fgts, talvez não tão interessante, porém vale a pena conhecer.

Como Antecipar o FGTS inativo?

Alguns bancos já começaram a estudar a possibilidade de antecipar o FGTS inativo para aquelas pessoas que estão com pressa de receber o dinheiro.

O Santander anuncio no dia 16 de fevereiro que a antecipação do FGTS inativo já esta disponível para os clientes do banco.

No caso do Santander, o valor será liberado depois de 24h que a Caixa liberar o valor para as pessoas que tem saldo de conta inativa do fgts, porém o banco vai cobrar uma taxa de financiamento que vai variar de 2,59% a 4,59% ao mês.

Este é o caso do Santander, cada banco vai ter sua regras e taxas de juros para antecipar o fgts de contas inativas.

Vale a pena Antecipar o FGTS com bancos?

Primeira coisa, se você não tem dívidas e não precisa do dinheiro neste momento, NÃO antecipe, não tem porque pagar uma taxa de financiamento para o banco para antecipar o fgts.

Se você é uma pessoa que está muito endividada, principalmente com dívidas caras como as do cheque especial e cartão de crédito, que tem juros mensais de 12% a 15%, neste caso valeria a pena antecipar se você não tem outra forma de quitar estas dívidas.

A taxa de juros que você vai pagar para antecipar (até 5% ao mês, é bem menor do que os 12% a 15% do cheque especial e cartão de crédito).

Então, apenas para estes casos vale a pena antecipar o FGTS com seu banco.

Agora uma dica importante, que eu detalho e explico com profundidade no meu Curso Como Sair das Dívidas (50% de desconto).

Antes de pagar o que deve no cheque especial ou cartão de crédito, se é uma dívida que já vem rolando a algum tempo, ligue para seu gerente e fale que você vai antecipar o FGTS e quer pagar as dívidas à vista (caso o dinheiro do FGTS seja suficiente) e solicite um desconto para pagar à vista as dívidas.

Normalmente o banco vai te dar um desconto na dívida para o pagamento à vista da mesma com seu saldo do fgts inativo que você sacou.

Veja a matéria completa do G1 sobre como antecipar o fgts com bancos neste artigo.

Resumindo o Artigo Como Sacar o FGTS Inativo

onde sacar o fgts inativo 2017

  1. Você que tem saldo de conta inativa do FGTS vai poder sacar o dinheiro em 2017;
  2. A conta inativa do FGTS são consideradas aquelas que não recebem mais depósitos das empresas em que você trabalhou no passado;
  3. Você só deve ter saldo em uma conta inativa do fgts caso você tenha pedido demissão de uma empresa em que trabalhava como regime CLT;
  4. As contas inativas do FGTS válidas para sacar o dinheiro são aquelas onde não tiveram mais depósitos depois da data de 31/12/2015;
  5. Se você trabalha hoje como regime CLT, você recebe todo mês o depósito do FGTS da empresa, porém esta conta esta ativa e você não pode sacar este dinheiro;
  6. O calendário de saque do FGTS 2017 deve ser divulgado em março de 2017
  7. Para ver o saldo do FGTS, você pode consultar pelo site da Caixa, aplicativo da Caixa, via SMS, agência local ou lotérica (veja os documentos necessários no artigo que precisa levar)
  8. Onde Sacar o FGTS? Provavelmente deve ser nas agências, lotéricas ou o saldo vai ser transferido para sua conta diretamente assim que o mesmo for liberado pelo governo.
  9. Vale a Pena Sacar o FGTS? A resposta é SIM!
  10. Se você não tem dívidas, então comece a Investir no Tesouro Direto, clique aqui e saiba como.
  11. Se você tem dívidas, use o dinheiro para quitas as dívidas, clique aqui e aprenda como ter desconto nas dívidas.
  12. Se você esta muito enforcado em dívidas, então você pode avaliar a antecipação do FGTS com bancos.

O que achou deste guia completo sobre como sacar o FGTS das contas inativas?

Curta e compartilhe este artigo com seus amigos.

Deixe seu comentário e me fale se você tem alguma dúvida sobre como sacar o fgts inativo em 2017.

Gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!
Sua opinião é muito importante.

Como Sacar o FGTS Inativo em 2017 e o que Fazer com Ele?
5 (100%) 1 vote

Veja Também

Onde Investir Meu Dinheiro – 1000 Reais ou Mais

Onde investir meu dinheiro? Como investir com pouco dinheiro para aposentadoria? Qual o melhor investimento e …

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

523 Compart.
Compartilhar456
Compartilhar65
Twittar
+12