Home / Finanças / Qual o Melhor Investimento a Curto Prazo – Poupança, CDB, Tesouro Direto

Qual o Melhor Investimento a Curto Prazo – Poupança, CDB, Tesouro Direto

Qual o melhor investimento a Curto Prazo para aplicar o dinheiro?

melhor investimento a curto prazo

Neste artigo meu objetivo é falar dos principais tipos de investimentos de curto prazo e indicar os melhores investimentos para o seu dinheiro.

Levando em conta que você tenha a liquidez para sacar o dinheiro a qualquer momento e ainda ter a maior rentabilidade possível com investimentos de renda fixa.

Antes de mais nada, vamos falar sobre as opções de investimentos de curto prazo e conhecer como a rentabilidade deles funciona para chegarmos a conclusão sobre qual o melhor investimento de curto prazo 2017.

Como definir qual o Melhor Investimento a Curto Prazo?

qual o melhor investimento a curto prazo 2017

A escolha dos melhores investimentos sempre vai depender do prazo que você define, podendo ser investimentos de curtíssimo prazo (até 6 meses), os investimentos de curto prazo (até 2 anos), os de médio prazo (até 10 anos) e os de Longo prazo (acima de 10 anos, aqui entra o investimento em sua Independência Financeira).

Como nosso foco são os investimentos de curto prazo, vamos começar com uma regra chave que você deve tomar a partir de agora.

Quando você tem pouco dinheiro para investir, ou então você tem a certeza absoluta que vai precisar deste dinheiro em um curto prazo, você precisa evitar aplicações arriscadas e com pouca liquidez.

Ou seja, você precisa escolher investimentos de renda fixa (que possuem os menores riscos do mercado), que você tenha a opção de sacar o dinheiro a qualquer momento (liquidez) e que tenha lucro na operação.

Então agora que você já conheceu esta regra básica para seus investimentos a curto prazo, vamos agora falar das opções de aplicações disponíveis para investir no curto prazo.

Os Tipos de Investimentos de Curto Prazo

qual-melhor-investimento-curto-prazo-hoje

Então vamos saber as opções para definir qual o melhor investimento a curto prazo focando em renda fixa e que nos dê liquidez.

Todas estas aplicações citadas acima tem características que seguem a regra de: Ser Renda Fixa com baixo risco e ter liquidez para poder sacar o dinheiro quando quiser.

Vamos então falar sobre alguns pontos característicos dessas aplicações e entender qual o melhor investimento a curto prazo.

Isento de Imposto de Renda: A caderneta de poupança e as LCIs são investimentos que não pagam imposto de renda, porém você precisa prestar muita atenção neste ponto. Muitas pessoas acreditam que por não pagar imposto de renda, podem ter um lucro maior que nas aplicações que pagam imposto de renda como CDBs e Tesouro Direto, e isto é um grande engano, pois apesar de pagar imposto de renda, o lucro liquido no final em sua maioria das vezes supera a Caderneta de Poupança por exemplo.

Diga-se de passagem que hoje a Caderneta de Poupança é o pior investimento que temos hoje, pois a rentabilidade real (acima da inflação) é praticamente zero, ou seja, o seu dinheiro apenas mantém o valor de mercado e não tem nenhum ganho real.

Os CDBs e Tesouro Direto pagam imposto de renda (descontado diretamente na hora em que você resgata o dinheiro), porém dependendo da taxa de rentabilidade, você pode ganhar até 90% a mais de rentabilidade real ao se comparar com uma Poupança por Exemplo, isto é muito dinheiro, principalmente quando você tem um foco de médio e longo prazo também.

O Tesouro Selic é o investimento mais seguro entre eles e que nos fornece rentabilidades diárias atreladas a taxa de juros do Brasil, ou seja, você sempre tem rentabilidade acima da inflação e pode sacar este dinheiro quando necessário. Tenho uma aula sobre como começar a investir no Tesouro Direto gratuita que você pode assistir ao fazer o download do meu eBook gratuito no link abaixo.

Aula Gratuita sobre Como Investir no Tesouro Direto

Qual o Melhor Investimento a Curto Prazo Hoje

qual o melhor investimento a curto prazo hoje

O melhor investimento vai depender também da quantia de dinheiro que você tem para investir.

Aqui vamos mostrar uma sugestão apenas para dar um norte para suas aplicações.

Lembrando que independente da quantia de dinheiro que você tem hoje, você precisa começar a pensar grande, pensar no futuro, ou seja, não é porque você talvez tenha apenas R$1.000,00 hoje que você não pode chegar a ter 50mil, 100mil, 500mil ou até mais de 1 Milhão de Reais…

Tudo é possível a partir do momento que você torna isso real em sua mente e começa a trabalhar e estudar as formas de como alcançar estes valores, ok?

Sugestão de Melhores Investimentos a Curto Prazo

Então vamos a uma sugestão…

  • Caderneta de Poupança: É o investimento para as pessoas mais leigas e que tem a pior rentabilidade, você pode se manter nesta aplicação até um valor de 3 a 5mil no máximo, que isto poderia ser a sua reserva de emergência com liquidez rápida.
  • CDBs: Os CDBs de bancos convencionais normalmente vão te pagar uma rentabilidade um pouco acima da poupança e também tem liquidez diária, migrar da poupança para o CDB você já tem um pequeno ganho e você também pode utilizar ele como reserva de emergência, mantendo ai também por volta de 5mil.
  • LCIs: Este investimento pode te dar uma rentabilidade maior, porém as vezes a liquidez dele não é diária, seria 6 meses, 12 ou 24 meses… Em alguns casos também o investimento inicial é acima de 5mil, podendo chegar até 50mil, o que pode ser limitante para alguns investidores. Recomendo apenas como diversificação de investimentos para pessoas que já possuem por volta de 50mil reais em investimentos.
  • Tesouro Selic: Este é um tipo de título público do tesouro direto que possui a liquidez diária, é super seguro e o investimento mínimo é de apenas R$30,00, ou seja, qualquer pessoa pode investir nele. O diferencial é que ele tem rentabilidade maior que os três investimentos de renda fixa acima, porém muito poucas pessoas de fato conhecem e investem nele. Recomendo que você comece a investir no Tesouro Direto a partir do momento que você já tem mais de 3 ou 5 mil reais em investimentos, desta forma você vai começar a fazer seu dinheiro trabalhar melhor para você.

Vamos então falar um pouco mais sobre o Tesouro Selic como melhor investimento a curto prazo.

O Tesouro Selic como Melhor Investimento a Curto Prazo

Bom, então qual o melhor investimento a curto prazo em 2017?

Tesouro Selic do Tesouro Direto.

melhores investimentos tesouro selic

Além do curto prazo, você pode trabalhar com o tesouro direto em qualquer prazo, pois ele oferece títulos com vários prazos diferentes. Deixo a dica adicional aqui para que você comece a pensar também no longo prazo.

É importante pensar na sua Independência Financeira a partir de agora!

Enfim, o título público chamado de Tesouro Selic é uma aplicação que tem rentabilidade diária atrelada a taxa Selic (taxa de juros do Brasil).

O investimento mínimo é de apenas 30 reais, super acessível e para você começar a investir, os requisitos básicos são:

  • Ter CPF
  • Ter uma conta bancária em seu nome

Provavelmente você já tem isso, a partir deste momento, você precisa decidir por investir através do seu Banco ou de uma Corretora (eu recomendo através de corretora que é mais barato e simples, além de ter toda a segurança de um banco).

A partir do momento que você tem sua conta cadastrada e apta para investir no tesouro direto, você já pode selecionar o Tesouro Selic para realizar seus investimentos.

Certamente um dos melhores investimentos a curto prazo em 2017 é o Tesouro Selic e fica aqui a recomendação para você começar a investir nele.

Não sabe por onde começar? Veja a seguir uma aula gratuita para você começar agora a entender melhor este investimento.

Aula Gratuita sobre Tesouro Direto

Como citei durante o artigo eu tenho uma vídeo aula gratuita que falo em detalhes sobre o tesouro direto e o que você precisa para começar a investir de forma simples e prática.

Como vimos o Tesouro Selic é o melhor investimento a curto prazo para você aplicar, então assista a aula para entender mais como funciona.

Para assistir a esta aula você precisa apenas fazer o download do meu ebook gratuito e logo em seguida você já pode assistir a aula, então basta clicar abaixo e começar.

Baixe o ebook Gratuito e assista a Aula do Tesouro Direto

Na página da aula, você também encontra uma área de comentários onde eu respondo a todas as dúvidas, então se ficar alguma dúvida é só postar lá que eu irei te responder também.

Resumo sobre o Melhor Investimento a Curto Prazo

qual o melhor investimento a curto prazo 2017

A conclusão é que os melhores investimentos de curto prazo dependem de quanto você tem para investir e qual o prazo de investimento você deseja ter liquidez.

Mostramos 4 opções de investimentos de baixo risco, considerados como investimentos de renda fixa, sendo eles: Caderneta de Poupança, CDBs, LICs e Tesouro Selic do Tesouro Direto.

Para você que possui acima de 3 mil reais já em investimentos, sugerimos que comece a estudar e investir no tesouro direto, pois o mesmo vai te proporcionar melhores rendimentos em relação as outras aplicações apresentadas.

Gostou do Artigo? Deixe seu Comentário e Compartilhe nas redes Sociais!

Resumindo, vimos neste artigo qual o melhor investimento a curto prazo de 2017 para que você possa começar a investir de forma correta.

Gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!
Sua opinião é muito importante.

Qual o Melhor Investimento a Curto Prazo – Poupança, CDB, Tesouro Direto
4.2 (83.33%) 6 votes

Veja Também

Onde Investir Meu Dinheiro – 1000 Reais ou Mais

Onde investir meu dinheiro? Como investir com pouco dinheiro para aposentadoria? Qual o melhor investimento e …

1 Comentário

  1. Carlinhos Oliveira Souza

    Show ótimo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

519 Compart.
Compartilhar512
Compartilhar6
Twittar
+11