Home / Finanças / Quanto rende a poupança por mês? Conheça o Cálculo da Poupança

Quanto rende a poupança por mês? Conheça o Cálculo da Poupança

quanto rende a poupança por mes

Você sabe quanto rende a poupança por mês? Esta é uma pergunta que eu sempre me fazia quando era mais novo e investia meu dinheiro todo na minha poupança do Itaú. Hoje eu já não invisto mais na poupança por ela ser um investimento ultrapassado e que não nos gera retorno como outros investimentos tão ou mais seguros do que ela.

Neste artigo eu vou te mostrar onde você pode ver exatamente o índice diário da poupança e também como é realizado o cálculo da poupança. Não importa se você tem uma caderneta de poupança do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, enfim, o rendimento da poupança é definido pelo Governo e vai ser igual para todos os bancos brasileiros.

Agora eu quero te fazer uma pergunta muito importante, preste bem atenção a ela.

Você sabia que em 2015 o seu dinheiro da Poupança esta desvalorizando? Você entende o que se passa? Continue lendo o artigo até o final e você vai entender o que esta acontecendo com a caderneta de poupança e como sair desta furada.

Rendimento da Poupança em 2015

Mas antes vamos explicar o cálculo da poupança e quanto a poupança rende por mês.

Apenas lembrando aqui… A Poupança teve seu cálculo de rentabilidade alterado no dia 04/05/2012, ou seja, a partir desta data entrou em vigor a chamada Nova Poupança, portanto qualquer valor depositado após esta data na caderneta de poupança já vai ter sua rentabilidade de acordo com as novas regras do governo.

Vamos então mostrar como é o Cálculo da Poupança Nova e da Poupança Velha.

Quanto Rende a Poupança por Mês? Cálculo da Poupança Velha (Depósitos até 03/05/2012)

O índice diário da poupança era calculado através do seguinte cálculo:

A rentabilidade da poupança velha era praticamente fixo: TR + 6,17% ao ano, o que corresponde também a TR + 0,5% ao mês.

TR, apenas para titulo de conhecimento é a Taxa Referencia de Juros da economia brasileira e ela é divulgada diariamente pelo governo. Veja aqui o índice diário da poupança e da TR no site do Governo.

O ponto positivo que tornava a rentabilidade mais atrativa neste caso é que sempre você sempre ganhava esta rentabilidade acima, independente do valor da taxa de juros (Selic), em seguida você vai entender melhor.

Cálculo da Poupança Nova (Depósitos após 03/05/2012)

Já a rentabilidade da poupança nova tem regras diferentes, o que torna ela menos atraente para os poupadores.

O governo aqui começou a trabalhar com um rendimento variável para a poupança, onde o seu limite é o da poupança velha, ou seja (TR + 6,17% ao ano).Agora o rendimento diário da poupança é calculado com base na Taxa Selic (taxa básica de juros do Brasil), então a nova regra é:Se a Taxa Selic estiver maior que 8,5% a.a, o rendimento da poupança é TR + 6,17% a.a.
Se a Taxa Selic estiver menor que 8,5% a.a., o rendimento da poupança é variável e calculado como: 70% da Taxa Selic + TR

Note então que a partir do momento que a taxa Selic fica abaixo de 8,5% a.a. o poupador começa a ganhar menos do que ganhava com a Poupança Velha, e acima de 8,5% a.a. o poupador ganha a mesma coisa que ganhava antes.

Apesar da mudança da rentabilidade da poupança, ela ainda é Isenta de Imposto de Renda e tem a sua liquidez diária, ou seja, você pode solicitar o resgate do dinheiro a qualquer momento para a sua conta corrente.

Rendimento Diário da Poupança

Veja aqui uma imagem com as rentabilidades da poupança diretamente do site do governo (data: 28/10/15)

Note que a rentabilidade é igual da Poupança Antiga e da Poupança Nova, pois neste momento a Taxa Selic esta acima de 8,5%a.a.

Cálculo da Poupança

Clique aqui nos links abaixo para ver a rentabilidade diária e mensal da poupança dos últimos anos
Veja aqui quanto rende a poupança por mês – Rentabilidade Mensal da Poupança
Veja aqui Rentabilidade Diária da Poupança

Simulador – Simule Quanto rende a poupança por mês?

Com a Calculadora do Cidadão oferecida gratuitamente pelo banco central você consegue realizar simulação do rendimento da poupança, sendo ela poupança nova ou poupança velha.

Se você tem poupança, vale a pena conferir o simulador de rendimento da poupança fornecido pelo próprio site do Governo. Clique Aqui e acesse o simulador.

E Porque o Governo Criou a Poupança Nova?

A taxa Selic é o principal índice que referencia diversos investimentos de renda fixa, incluindo CDBs, LCI, LCA, LCs e até mesmo títulos públicos.

O Problema é que quando a taxa de juros fosse menor que 8,5%a.a. a poupança começaria a ficar mais atraente do que estes outros investimentos de renda fixa como os títulos do tesouro direto, e caso os investidores deixassem de investir nos títulos para investir na poupança, o governo iria perder uma das suas principais fontes de financiamento do país.

Em outras palavras, o governo quer manter os Títulos Públicos mais atraente do que os demais investimentos e ele esta certo, pois além de ser muito mais rentável aplicar em títulos do governo, esta aplicação é a única 100% garantida.

Conclusão – Quanto rende a Poupança por Mês

Para os poupadores esta nova regra veio para deixar sua rentabilidade e lucro da poupança ainda menor. A simplicidade que antes existia agora já pode complicar um pouco a cabeça de algumas pessoas.

De forma geral esta mudança veio para melhorar a economia do Brasil, você que é Poupador de caderneta de poupança, comece a estudar outros tipos de investimentos, a Poupança já não é um bom investimento desde 2010, pois a sua rentabilidade é muito baixa em relação a Inflação (falaremos sobre isso em um outro artigo).

Veja o resumo sobre a rentabilidade da poupança no Infográfico abaixo:

Infográfico - Quanto Rende a poupança por mês

Em 2015, a poupança esta com a rentabilidade abaixo da inflação, significa que seu dinheiro esta desvalorizando, por isso é necessário continuar estudando e começar a investir melhor o seu dinheiro.

Você pode me perguntar… Afinal Leandro, vale a pena Investir na Poupança?

E a Resposta para esta pergunta é:

Não

Clique Aqui e Leia este outro Artigo onde eu mostro um vídeo com mais detalhes comparando a Poupança e o Tesouro Direto.

Comece a estudar o Tesouro Direto que é a aplicação mais segura do país e com rentabilidades muito superiores a da caderneta de poupança.

Curiosidade Adicional sobre a Poupança

Você sabe o que os Bancos fazem com o Dinheiro que é investido na Poupança?

A regra do Banco Central define que o dinheiro arrecadado pelos bancos na caderneta de poupança sejam destinados a:
65% para Financiamento de Imóveis
20% para Depósito Compulsório (remunerado à Taxa Selic)
10% para Compulsório Adicional (corrigido pela TR)
5% livre para os bancos definirem o que fazer (aqui as vezes o banco investe no próprio Tesouro Direto)

Gostou deste artigo? Agora você sabe quanto rende a poupança por mês e como é feito o cálculo da poupança e sua rentabilidade? Deixe aqui em baixo seu comentário ou sua dúvida.

Gostou deste artigo? Então deixe seu voto abaixo!
Sua opinião é muito importante.

Quanto rende a poupança por mês? Conheça o Cálculo da Poupança
5 (100%) 3 votes

Veja Também

Onde Investir Meu Dinheiro – 1000 Reais ou Mais

Onde investir meu dinheiro? Como investir com pouco dinheiro para aposentadoria? Qual o melhor investimento e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Compart.
Compartilhar11
Compartilhar
Twittar
+1